CML: a escolha certa para transporte de medicamentos
O Centro Médico Logístico – CML está investindo cada vez mais na sua própria infraestrutura de logística. Atualmente, são dois centros logísticos no Estado de São Paulo, um na capital e outro em Cajamar. Ambos com acesso às principais rodovias brasileiras. As duas estruturas seguem os rígidos critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para armazenamento e transporte de produtos e dispositivos médicos, cosméticos e medicamentos. Além de dezenas de parceiros logísticos.
Entre os principais destaques estão o controle de temperatura, nossas equipes muito bem treinadas e controle completo de todos os produtos que entram e saem do dos centros logísticos. Dessa forma, a CML está apta para o transporte de medicamentos, que em um país de dimensões continentais como o Brasil, com diferenças climáticas bastante expressivas, torna a missão ainda mais desafiadora.
Os medicamentos, de modo geral, são produtos mais frágeis e, portanto, é necessários adotar medidas para garantir tanto a integridade quanto a qualidade do material em transporte. No Brasil, a ANVISA é o órgão responsável pela padronização e regulamentação dos transportes de cargas hospitalares.
Essa dificuldade é gerada pela complexidade dos produtos, que podem ser sensíveis à temperatura, à umidade e à luz. Qualquer pequena alteração nas condições de armazenamento pode modificar as características e propriedades farmacêuticas do medicamento, prejudicando a saúde do paciente.
De acordo com a ANVISA os produtos farmacêuticos possuem cinco variações:
1 – Medicamentos e todas as suas tipologias;
2 – Produtos de saúde, instrumentos médicos e cirúrgicos;
3 – Produtos cosméticos e perfumaria;
4 – Matérias-primas;
5 – Materiais biotecnológicos ou biofarmacêuticos.
Ainda existem normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Farmácia e pela Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, além das exigências dos órgãos estaduais e municipais. Veja as principais normas e decretos nacionais que direcionam o transporte de medicamentos:
PORTARIA Nº 1.052/1998: estabelece normas para a concessão da Autorização de Funcionamento para empresas que exercem a atividade de transporte de produtos farmacêuticos sujeitos à vigilância sanitária.
RESOLUÇÃO-RDC Nº 430/2020, de 17 de setembro de 2019: dispõe sobre as Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transporte de Medicamentos.
RESOLUÇÃO Nº 433/2005: regula a atuação do farmacêutico em empresas de transporte terrestre, aéreo, ferroviário ou fluvial, de produtos farmacêuticos, farmoquímicos e produtos para saúde.
RESOLUÇÃO Nº 329/1999: institui o Roteiro de Inspeção para transportadoras de medicamento e insumos farmacêuticos.
O destaque entre essas normas é a RDC 430, que regulamenta as boas práticas de distribuição, armazenagem e transporte de medicamentos e que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em outubro de 2020. O objetivo da RDC 430 é regulamentar toda a cadeia logística e todos os procedimentos que envolvam desde equipamentos até processos e validações de sistemas informatizados dos produtos termolábeis.
De acordo com a resolução, durante o transporte os medicamentos termolábeis devem ser mantidos entre 2º a 8ºC e, para os demais, entre 15º e 25ºC. As áreas de armazenagem devem ser dotadas de equipamentos e instrumentos necessários para o controle e monitoramento da temperatura e umidade.
Quais as etapas da logística de medicamentos?
No geral, a logística de medicamentos engloba cinco etapas diferentes, cada uma com sua devida importância:
- Processo nas fábricas
- Transporte terrestre
- Transporte aéreo
- Centros de distribuição
- Distribuição de brindes
A CML possui todas as qualificações para superar os desafios da logística de medicamentos. Entre os nossos diferenciais estão:
- Rapidez na entrega, que pode ter grande urgência – inclusive com D+Zero para São Paulo e Rio de Janeiro;
- Cuidado com a temperatura dos medicamentos;
- Excelente estrutura nos centros de distribuição – com controles de temperatura, umidade e iluminação;
- Ajuste constante na logística reversa;
- Comunicação com os diferentes contatos da cadeia de suprimentos;
- Em linhas com as resoluções da ANVISA e outros órgãos fiscalizadores.
- Certificação AFE – Autorização de Funcionamento para Armazenar, Distribuir e Transportar Produtos para Saúde, Medicamentos e Cosméticos.
Ainda possuímos ainda ISO 9001 e nosso sistema da qualidade é rigoroso com os processos garantindo a entrega do produto certo no cliente certo no prazo certo. Os estoques de cada cliente são controlados pelo robusto WMS Logix da Totvs e ERP Proteus.
A CML é um operador logístico Third-party Logistics (3PL) especializado na Armazenagem, Expedição e Transporte de produtos médicos, farmacêuticos, cosméticos e medicamentos. Nosso foco está no atendimento de fabricantes e distribuidores nacionais ou internacionais .
Somos especialistas em negócios de saúde com forte regulação e conhecemos os desafios que uma empresa neste segmento enfrenta neste mercado. Portanto, nossos serviços são personalizados com o objetivo de apresentarmos soluções mais adequadas às necessidades dos nossos clientes.
Muito além dos serviços de operação logística, a CML é uma empresa de assessoria especializada, dedicada a assistir e facilitar o acesso de empresas fabricantes nacionais e internacionais no Brasil, que é o maior mercado médico hospitalar da América Latina. Assim, dispomos de um time de experts em Comércio Exterior, Regulatório e Business Process Outsourcing (BPO).Entre em contato com a gente e saiba mais! WhatsApp > (11) 994 179 852