Skip links

Receita Federal: já está ativo o CCT para o modal aéreo

O Controle de Carga e Trânsito (CCT) para o modal aéreo é uma ferramenta da Receita Federal que integra os sistemas corporativos das empresas ao Portal Único do Comércio Exterior. O órgão implantou um novo modelo de CCT que tem como objetivo fazer um uso intensivo das ferramentas de gerenciamento de riscos e de tecnologia da informação, trazendo mais confiança aos processos logísticos nos aeroportos.

De acordo com a Receita Federal, o CTT aéreo usará o padrão internacional de envio de informações eletrônicas com a finalidade de diminuir em 80% o tempo médio de liberação das cargas e também reduzir em até 90% as intervenções físicas. A CML é um operador logístico que também oferece todo o suporte no processo de importação de produtos médicos.

O novo sistema implementado é uma parceria entre a Secretaria da Receita Federal do Brasil e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) e teve seu desenvolvimento acompanhado pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), uma organização global que atende, lidera e representa todo o setor de companhias aéreas.

Essas parcerias permitiram que o novo sistema de Controle de Carga e Trânsito para o modal aéreo utilizasse um padrão internacional de envio de informações eletrônicas, por meio do padrão Cargo XML, desenvolvido pela IATA. O novo controle veio em substituição ao antigo sistema Mantra e foi implementado em fase experimental e em ambiente de treinamento e adaptação dos usuários em janeiro deste ano, estando previsto para esse final de semestre sua implementação definitiva.

O modal aéreo é um grande aliado nas importações e poderia ser definido como um conjunto de módulos que servem para controle de carga no Comércio Exterior. É uma logística menos burocrática, sendo a segurança a sua maior vantagem, seguida da agilidade.

A CML entende o quanto como pode ser trabalhoso o processo de planejamento de compras junto ao fornecedor estrangeiro, bem como o processo de importação neste ambiente altamente regulado. Pequenos detalhes como a falta de uma informação na documentação de importação podem criar dificuldades e atrasos durante o desembaraço do produto na alfândega.

Nosso departamento de importação cuida da sua importação porta a porta. Colocamos o pedido, validamos a documentação de importação antes do embarque da mercadoria, realizamos cotações de preços de frete, contratamos despachantes aduaneiros parceiros e experientes no despacho de produtos de Health Care. Tudo para garantir um fluxo contínuo sem intercorrências com o menor custo e prazo possível.

Somos especialistas em negócios de saúde com forte regulação e conhecemos os desafios que uma empresa neste segmento enfrenta neste mercado. Portanto, nossos serviços são personalizados com o objetivo de apresentarmos soluções mais adequadas às necessidades dos nossos clientes. Entre em contato com a gente e saiba mais! WhatsApp > (11) 994 179 852

Leave a comment